terça-feira, 9 de março de 2010

Tecnologia Educativa - Plano Tecnológico da Educação

a) Quais são os três eixos do PTE?
"Tecnologia" , "Conteúdos" e "Formação".

b) Quais os projectos afectos a cada um dos três eixos?




Tecnologia

O principal inibidor da utilização da tecnologia no ensino é a induficiência de infra-estruturas de TIC. As medidas do PTE pretendem dar resposta às principais barreiras observadas a nível de infra-estruturas e acessos:




Conteúdos

Os conteúdos são essenciais para a alteração das práticas pedagógicas, ao favorecer o recurso a métodos de ensino mais interactivos e construtivistas, contribuindo para criar uma melhor cultura de aprendizagem ao longo da vida.




Formação

O deficit de competências em TIC é apontado como uma das principais barreiras à utilização da tecnologia nas escolas em Portugal. Em qualquer esforço de modernização tecnológica, o investimento em equipamentos, conteúdos e aplicações e o investimento em formação e certificação de competências TIC são mutuamente complementares.






c)Qual a relação entre PTE e a proposta de Jonassen (2007)- computadores como ferramentas cognitivas

Jonassen defende a utilização de computadores como apoio à aprendizagem significativa, ou seja, à aprendizem através do raciocínio, sendo este activado por actividades proporcionadas pelos computadores e professores. Como ferramenta cognitiva, o computador pode promover e fomentar a qualidade de raciocínio nos alunos, uma vez que, a representação do seu saber através de variadas ferramentas cognitivas, exercita a capacidade de pensamento, raciocínio. Estas ferramentas exigem o aumento do pensamento crítico do aluno para a representação do seu saber.
Ora, o PTE valoriza, essencialmente, a modernização da escola de modo a consolidar o papel das TIC e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Centra-se, principalmente, na criação de mais infra-estruturas a nível de TIC. Refere, também, a importância dos conteúdos para uma melhor aprendizagem, e, ainda, refere a importância da formação de docentes e alunos.
Como se pôde ver, tanto o PTE como Jonassen valorizam a utlização de ferramentas informáticas. No entanto, o PTE não se refere ao modo como estas ferramentas podem promover a capacidade de racicínio e de pensamento crítico dos alunos. Para Jonassen, este é um ponto muito importante, uma vez que para ele os alunos não aprendem a partir de computadores, mas sim ao usá-los como ferramentas cognitivas desenvolvendo a capacidade de pensamento racional e crítico.

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