sexta-feira, 12 de março de 2010

Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS

Na actualidade, a Internet e a Web fazem parte do quotidiano e da vivência de cada pessoa, reflectindo-se no modo como comunicamos e aprendemos. É de primeira necessidade preparar as futuras gerações para o desenvolvimento das capacidades de pesquisar e avaliar a qualidade de informação, uma vez que neste "mundo" todos são consumidores e produtores.

É importante, também, que haja uma formação para a integração pedagógica da tecnologia na sala de aula. O professor, como detentor do saber sobre tecnologia e experiência em usá-la, desempenha o importante papel de facilitador de aprendizagem promovendo a construção individual e colaborativa de cada aluno, a construção da sua autonomia de aprendizagem, a capacidade de tomada de decisão, a capacidade de pensamento crítico e a aprendizagem a nível elevado. Todas estas capacidades podem ser estimuladas através de actividades diversas sugeridas pelos professores.

A Web tem um novo conceito, a Web 2.0 na qual tudo está disponível online em qualquer computador e em qualquer parte do mundo, facilitando edições e publicações imediatas. Este tipo de interacção torna mais fácil a colaboração e partilha de informações como, por exemplo, o hi5. Toda esta facilidade de acesso exige aos alunos e professores a capacidade de lidarem com a informação na rede,o que implica tempo de pesquisa e exploração.

Para que os professores possam promover rentabilização máxima do trabalho dos alunos através de uma pesquisa na internet, deve solicitar aspectos mais específicos do tema geral de pesquisa de modo a orientar a selecção de informação dos alunos. Uma forma de orientar os alunos nas etapas a seguir, é a utilização de actividades como a Caça ao Tesouro e a WebQuest. è necessário, também, chamar a atenção para a referência a sites consultados com a indicação do autor, ano, endereço electrónico (URL) e data de acesso, distinguindo-se, assim, a citação do plágio. Para combater o plágio torna-se imprescindível aprender a analisar, sintetizar e aplicar informação em contextos diferentes.

A publicação de trabalhos dos alunos na rede é um meio de motivação, de empenho e, também, um modo de desenvolver as suas capacidades enquanto produtores na Web.

Os LMS (Learning Managent Systems) são ferramentas bastante úteis para apoiar a formação à distância online. Através desta plataforma, os docentes podem disponibilizar recursos em diferentes formatos para os alunos acederem em suas casas ou em qualquer outro lugar sendo, assim, uma óptima forma de aumentar a eficácia de estudo e aprendizagem.

Enquanto futuros professores temos que ser sensíveis à importância de todas estas ferramentas, desenvolvendo actividades que promovam a colaboração e comunicação com os alunos. Assim, ajudamos os alunos no desenvolvimento do pensamento crítico e na tomada de decisão, preparando-os para fazer parte de uma sociedade cada vez mais globalizada e concorrencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário