terça-feira, 23 de março de 2010

Indicadores de Qualidade de Sites Educativos

Após a leitura do texto "Indicadores de Qualidade de Sites Educativos" de Ana Amélia Amorim Carvalho, fiquei apta a responder às seguintes questóes propostas pela professora da disciplina de Tecnologia Educativa.

Como avaliar a informação online?

Para avaliar a informação online é necessário:

• Avaliar quanto aos conteúdos, ou seja, verificar se inclui a intenção do conteúdo, titulo, identificação, contacto para possíveis esclarecimentos de dúvidas e a data da última actualização. Deve, ainda, verificar se a informação é abordada em profundidade, se é completa e rigorosa, comparando-a com a informação impressa sobre a temática, e, também, se é objectiva, verificando se é factual ou de opinião (tendência para o enviesamento defendendo opiniões de forma camuflada). É, também, conveniente verificar a existência de erros gramaticais ou ortográficos e avaliar hiperligações a outros sites que complementem a informação.


• É importante verificar a autoridade da fonte, ou seja, o seu reconhecimento do autor, verificando se tem qualificações necessárias para produzir a temática ou se a entidade responsável tem profissionais qualificados na área. Os contactos, como endereço de correio, telefone e e-mail, têm que ser disponibilizados para esclarecimentos de dúvidas. As fontes de informação também devem ser disponibilizadas.

• Outro ponto de grande importância é a avaliação quanto aos formatos no site e ao design gráfico. A informação no site deve ser fácil de encontrar, devendo o design gráfico ser apelativo para a audiência. Deve haver facilidade de leitura do texto, sem integração de elementos gráficos, tipos de letra e fundos que distraiam ou que desviem a atenção do essencial.
Como analisar um website educativo?
No texto de Ana Amélia Amorim Carvalho, foram referidas nove dimenões que integram os indicadores de qualidade de um site educativo, sendo estas:
Identidade - contempla nome do site, propósito ou finalidade do site, autoridade, data de criação, e última actualização. Estes dados devem constar na página inicial do site
Usabilidade - onde se integram estrutura do site, navegação e orientação no site, e interface. Para se considerar o site bem concebido, este deve ser fácil de usar, tornando-se intuitivo para o utilizador.
Rapidez de acesso - as hiperligações devem estar activas para satisfazer o utilizador.
Nível de interactividade - de forma a motivar o utilizador, envolvendo-o. Assim, sente-se desafiado a explorar o site e a aprender com maior eficácia.
Informação - que integra a temática e a adequação às orientações curriculares, abordagem feita ao assunto, correcção de textos, referências bibliográficas, data e actualidade, e autor.
Actividades - com função de motivar os alunos a conhecer a informação disponível np site ou temáticas complementares em outros sites. Devem incentivar o desenvolvimento de competências e procura de mais informação. As actividade podem ser: pesquisa orientada, jogos e exercícios com correcção automática.
Edição colaborativa online - colaboração de alunos e professores a partir de qualquer lugar, usando ferramentas online, como por exemplo o blogue e Wiki.
Espaço de partilha - espaço onde se disponobiliza trabalhos realizados por professores e alunos. Pode ser considerado como apoio às aulas e como de motivação dos alunos.
Comunicação - deve proporcionar um espaço para a discussão e reflexão de maneira que professores e alunos possam intervir. Pode-se disponibilizar correio electrónico, fórum e chat.

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