domingo, 13 de junho de 2010

A conferência síncrona enquanto ferramenta cognitiva - Capítulo 12





O que é a comunicação síncrona?

A comunicação síncrona ou comunicação em tempo real ocorre quando duas ou mais pessoas comunicam ao mesmo tempo através de telefone, videoconferências, etc.


As conferências síncronas são muito utilizadas na actualidade. Possibilita que as pessoas comuniquem entre si, ao mesmo tempo, através de dois ou mais computadores ligados entre si por uma rede para partilha de dados, como por exemplo: ficheiros, vídeos, etc. Podem, ainda, servir de apoio à aprendizagem em rede através da qual alunos, professores, peritos comunicam entre si a fim de promover a aprendizagem. No princípio dos anos 90 já se comunicava através da Internet. Actualmente as ligações síncronas em rede têm a forma de Internet Relay Chat e domínios multiutilizadores como os MUD, MOO, MUSE e MUSH, os quais servem milhares de utilizadores e têm vantagens, tais como: baixo custo, a compatibilidade interplataformas e compatibilidade à distância.


O Internet Relay Chat é a mais antiga comunicação síncrona e onde a conversação é realizada através mensagens digitadas entre os utilizadores. Os ambientes partilhados ou multi-user domains MUD, MOO, WOO, MUSH têm a vantagem de guardar ou imprimir uma conversação completa. Os mais simples e mais primitivos são os formatos MUD e MOO. No entanto foi a partir destes que se desenvolveram ambientes virtuais mais sofisticados incluindo objectos visuais, ambientes e personagens que comunicam por balões de texto pop-up ou por áudio. Os participantes podem viajar para diferentes locais no ambiente e aderir a jogos online.


A videoconferência desktop é outra forma de comunicação síncrona através de computadores ligados em rede, e pode incluir a transmissão de dados entre computadores numa rede, como por exemplo: áudio, vídeo, ficheiros, ecrãs, imagens e aplicações partilhadas.








Como é a conferência síncrona usada enquanto ferramenta cognitiva?

O importante papel de interacção social no processo de aprendizagem tem sido cada vez mais reconhecido. A tecnologia de comunicação em rede global dá, aos alunos, a oportunidade de desenvolverem competências sociais, de leitura, de escrita, de comunicação e de colaboração através da participação em discussões online. Assim os alunos podem ter maior diversidade de opiniões, tornando as suas ideias menos limitadas.


As trocas interpessoais podem incluir salas de aula globais, correspondentes electrónicos, monitorização electrónica, aparições electrónicas e personificações. Podem, também incluir publicação electrónica, visitas de estudo virtuais e análise partilhada de dados. Estes ambientes são exemplo de ferramentas sócio-cognitivas pois contribuem para a partilha de objectivos e sua concretização entre comunidades de aprendizagem.


A condição necessária para tornar produtiva a discussão ao vivo é, sem dúvida, um objectivo ou tema central. Assim, para que a comunicação síncrona seja mais eficaz no processo de aprendizagem, os alunos têm que planear um projecto, debater uma questão, resolver um problema ou qualquer outro foco intelectual de discussão. Uma característica importante da comunicação síncrona é a existência de um objecto ou artefacto no espaço de trabalho partilhado. A concentração dos alunos é maior quando se encontram para, em grupo, conseguir atingir um certo objectivo, como relatório, apresentação, ou outros. Assim, os ambientes virtuais podem facilitar uma aprendizagem mais significativa.


Os exemplos de conferência síncrona enquanto ferramenta cognitiva são: Internet Relay Chat; Conferência Desktop; Actividade de dramatização/debate, a partir da qual se pode fazer exercícios de simulação nos quais os alunos representam diferentes convicções, perspectivas ou atitudes em relação ao tópico de discussão, que poriam à prova a compreensão dos alunos sobre as questões e personagens representadas por si; Espaços de trabalho partilhados, onde os utilizadores podem trabalhar colaborativamente no mesmo documento estando, assim, centrados num único objecto.


Outras ferramentas cognitivas são as tecnologias de conferência assíncrona (correio electrónico, LISTSERV, grupos de discussão, etc.), as quais são, geralmente, mais estruturadas e reflexivas do que conferências síncronas.

Um modo de manter os alunos empenhados num trabalho colaborativo online é seguir o seguinte guião:

1. Orientação: familiarização com o ambiente, informação e problemas a resolver;

2. Definir o problema: articulação e caracterização do problema;

3. Subdividir o problema: definir a tarefa, estabelecer objectivos, determinar pré-requisitos e estabelecer fronteiras;

4. Definir papéis: Identifica os indivíduos e grupos responsáveis pela resolução de cada aspecto do problema;

5. Procurar informação: colocar perguntas técnicas e específicas e procurar informação nas bases de dados ou nos outros membros do grupo;

6. Partilhar informação: responder a questões, partilhar, guardar dados ou ficheiros para outros grupos possam ver e indicar a outros a localização de informação relevante.

7. Monitorização: prestar atenção aos canais de comunicação para monitorizar o progresso dos outros grupos e compreender o que estão a fazer;

8. Negociar a compreensão: Assegurar-se que todas as partes compreendem o conteúdo da lição ou tópico.



Avaliar a comunicação síncrona enquanto ferramenta cognitiva – O pensamento crítico, criativo e complexo na conferência síncrona

O tema sobre o qual os aluno conversam influencia directamente a natureza do pensamento envolvido na comunicação. Se o pensamento for de ordem superior, a conferência síncrona pode suportar pensamento crítico, criativo e complexo. O problema, questão ou tarefa colocada aos alunos determinará o nível de pensamento. Assim, para o sucesso da conferência síncrona, é necessário colocar questões, problemas ou projectos interessantes e motivadores.


As competências de avaliação são as competências principais de pensamento crítico com maior probabilidade de serem suscitadas pela conferência síncrona. A parte mais difícil destas conferências é avaliar as ideias em discussão e ligá-las a outras, pois não se encontram ordenadas por assunto. Assim, os participantes devem estabelecer critérios para determinarem o que torna útil uma mensagem e aplicarem esses critérios è avaliação das mensagens de outras pessoas. As conferências síncronas são trabalhosas devido ao facto de as mensagens serem constantemente adicionadas.



Avaliar conferências síncronas de alunos

Geralmente o professor só consegue avaliar a qualidade dos resultados da comunicação síncrona dos alunos. Esses resultados terão que ser avaliados por critérios que dependerão da natureza desses mesmos resultados. A figura abaixo apresenta vários critérios para avaliar o contributo dos alunos nas conferências síncronas.






Conclusão

A conferência síncrona tem a vantagem do imediatismo que é considerado irresistível, uma vez que as interacções ao vivo são mais motivadoras.

As limitações deste tipo de conferência correspondem à facilidade em perder o foco ou objectivo, à facilidade em dispersar do tema de conversa e à dificuldade em evitar que descambem em discussões sociais, uma vez que as conferências síncronas, na maioria das vezes, de natureza social.



De: Jonassen,D.(2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto: Porto Editora

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